Voltar

132 ANOS do 2 DE OURO

ACS CELEBRA OS 132 ANOS DO 2° BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR “2 DE OURO”.

Na tarde de ontem, (04/12/23), a Associação dos Cabos e Soldados participou da Solenidade alusiva aos 132 anos do 2° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, mais conhecido como “2 de Ouro”.

O Presidente Milton Vieira participou do evento e foi agraciado com a medalha do Centenário do Batalhão. A medalha lhe foi posta no peito pelo Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Tenente Írio Trindade.

Estiveram presentes à solenidade várias autoridades civis e militares, entre elas o dr. Ronaldo João Roth, juiz da primeira auditoria do tribunal de Justiça militar e o comandante do CPA-M4, Coronel Adriano Baptista Assis.

Além do Presidente Milton, marcaram presença, o Diretor das Regionais da ACS, Jefferson Cintra Barra, o Coordenador do Jurídico da Capital, Dr. Daniel Braga, e o representante do núcleo representativo da Zona Leste, Edward Lamartine Soares.

O Comandante do “2 de Ouro”, Ten Cel Hugo Maeda Yanaze, agradeceu a presença da Entidade e ressaltou a sua importância na história daquele batalhão e de toda a Polícia Militar.


HISTÓRIA: POR QUÊ 2 DE OURO?

Em 1893, a nossa Marinha de Guerra sublevou-se contra o Presidente da República Floriano Peixoto. Era a Revolta da Armada, chefiada pelos Almirantes Custódio José de Melo e Saldanha da Gama, que desejavam derrubar a jovem república e repor o governo do Brasil onde estava a 15 de novembro de 1889, emprestando então, a esse movimento revolucionário, um cunho monarquista, a volta de Pedro II.

Ao mesmo tempo, Gumercindo Saraiva arregimentou forças gaúchas - Revolução Federalista - empreendendo a marcha ao Rio de Janeiro para juntar-se à Marinha, na ilusão de uma vitória.

Suas tropas estacionaram no Paraná sendo derrotadas pelos batalhões da legalidade, entre eles, o nosso 2º Batalhão de Infantaria, que libertou Paranaguá e Curitiba em poder dos Federalistas. Nessa ocasião foi apelidado pela imprensa local de Dois de Ouro, desfilando pelas ruas atapetadas de flores da capital paranaense.

A solenidade dos 132 anos do 2º BPM/M foi um passeio por um momento importante da história do Brasil. No século 19, durante a Revolução Federalista, os sulistas tentaram tomar a cidade de Curitiba, e a polícia militar local teve a ajuda do 2º Batalhão de São Paulo. A vitória foi certa.


Foi a população local que batizou o Batalhão como “2 de Ouro”. Na festa desta segunda-feira, 04 de dezembro, o Governo e a PM do Paraná enviaram uma muda de araucária, o pinheiro típico daquela região, para ser plantada no pátio do Batalhão, num gesto de eterno agradecimento.

A ACS PARABENIZA O “2 DE OURO” PELOS 132 ANOS DE UMA LINDA TRAJETÓRIA DE VITÓRIAS.


Compartilhe