Voltar

ACS PRESTIGIA 91° ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA

ACS PRESTIGIA 91° ANIVERSÁRIO DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTAO desfile cívico-militar em celebração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 reuniu grande público na manhã deste domingo (9/7/23) no Parque do Ibirapuera, na capital paulista.
A Associação dos Cabos e Soldados, representada pelo Diretor Claudinei Penachioni,  participou do evento e acompanhou a solenidade que marca a luta dos paulistas pela redemocratização do país após o golpe de Estado de Getúlio Vargas, em 1930.
Marcaram presença, o governador Tarcísio de Freitas, o Secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, o Comandante Geral Cel PM Cássio Araújo de Freitas, o Cel PM Salles –ex Comandante Geral da PM e o Ten Cel PM, Eduardo Lima- Comandante do Regimento de Cavalaria.
 

O feriado de 9 de Julho é a data mais importante para a corporação, pois ela foi o esteio da revolução. Mas, a importância maior é a participação de toda a comunidade na época, os profissionais liberais, os professores, os estudantes, os comerciantes, toda a população envolvida nessa luta importante para a manutenção da democracia no Brasil.

Além da Polícia Militar, o desfile reuniu integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana  e representantes de entidades como a Associação de Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU, escoteiros e instituições civis.


HERÓIS
A morte dos quatro jovens deu início à mobilização paulista que culminou com o levante iniciado em 9 de julho de 1932, quando combatentes constitucionalistas iniciaram a defesa de São Paulo contra o avanço das tropas federais. O maior conflito do século 20 no Brasil reuniu civis e militares paulistas em combates armados contra as forças getulistas, com apoio maciço da população de São Paulo.
A revolução de 1932 representa muito para o Estado e para a nossa história. Os heróis do passado lutaram pela ordem constitucional, pelo estado democrático de direito e por conseqüência dessa luta, tivemos uma nova constituição e o resgate da nossa autonomia. Esse movimento é um orgulho, que deve inspirar as futuras gerações.

Compartilhe