Voltar

Ciclo de Palestras Jurídicas da ACS alcançou sucesso absoluto

Na última sexta-feira, 28/07/2023, a Associação dos Cabos e Soldados, através do seu Departamento Jurídico, promoveu o VI Ciclo de Palestras Jurídicas, realizado na própria sede central.
O Presidente Milton Vieira, juntamente com o seu vice Sérgio Santana,  abriu a sessão pedindo a todos que permanecessem de pé e sugeriu uma oração em silêncio, em sentimento ao Soldado da ROTA, Patrick Bastos Reis que morreu em confronto com bandidos no Guarujá, na última quinta-feira, (27/7/2023). Após a oração Milton agradeceu todos os advogados representantes da capital e os advogados das Regionais presentes.
Em poucas palavras, o Presidente da Entidade mencionou o trabalho que vem realizando de forma  acirrada e pontuou o crescimento do Departamento Jurídico, do social e da ACS saúde, pilares importantes na vida do associado.
Após todos cantarem, de pé, o Hino Nacional Brasileiro, Milton Vieira passou a palavra ao primeiro palestrante do dia, o juiz Orlando Eduardo Giraldi, Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, que falou sobre “Atualidades e Desafios da Justiça Militar” enfatizando o plano estratégico do TJMSP para o Sexênio e o plano de inclusão digital. Orlando disse que estava impressionado com o que viu sobre a Entidade e parabenizou o trabalho realizado. Depois falou sobre a importância da existência da Justiça Militar.

“A Justiça Militar foi criada para preservar os princípios de hierarquia e disciplina da PM. Em duas instâncias, o tribunal processa e julga os militares dos estados nos crimes militares definidos em lei. Um tribunal rigoroso, que condena cerca de 75% dos policiais processados.”, disse ele.O segundo palestrante foi o pós doutor em direito, professor Marcelino Matsuda, que falou primeiro sobre a moderna e famosa sigla ESG, que trata do meio ambiente sadio, sobre o compromisso com o social e sobre o complience, que é o comprometimento em relação ao cumprimento das normas.
Em seguida, tocou sobre um dos assuntos mais complicados para os policiais militares: o superendividamento. Propôs ações drásticas para ajudar esses policiais: tratamento médico e psicológico e a criação de um núcleo de conciliação e mediação de conflitos, para conseguir negociação de dívidas com as instituições financeiras.

Em seguida, o palestrante Coronel Marcelino Fernandes agitou o público com sua palestra dinâmica e divertida no qual abordou a comunicação de alta performance- programação Neurolisguistica e a Comunicação envolvendo as mudanças comportamentais na PNL ( Programação Neurolinguística).
Marcelino explicou técnicas para que o advogado reconheça pessoas que são auditivas, visuais ou cinestésicas, abordando exemplos do cotidiano que ajudam a melhorar a qualidade da comunicação.
O evento encerrou com a última palestra do dia com o Professor Ronaldo Alves de Andrade, que já foi desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. O tema da sua palestra foi a “Atuação dos Advogados perante os Tribunais”, que tecnicamente, ele explicou sobre o regimento interno do Tribunal de Justiça, os passos para interposição e recebimento de recursos e agravos, e a preparação de petições. Segundo o palestrante, o mundo moderno exige uma comunicação direta, curta e objetiva.O Presidente Milton Vieira com o seu Diretor do Departamento Jurídico, Dr Antônio Roberto Monzani e os idealizadores do evento, Dr Daniel Braga- Coordenador da capital e a Drª Fabiana Gustis - Coordenadora do Interior  agradeceram a presença de todos e garantiram que já estão almejando o próximo evento Jurídico da Associação dos Cabos e Soldados com o mesmo carinho e entusiasmo.

ASSOCIAÇÃO DOS CABOS E SOLDADOS
NOVOS TEMPOS! NOVOS RUMOS

Compartilhe